}

O concreto gunite e concreto shotcrete são dois termos comerciais para diferentes tipos de concreto projetado. É comum que empresas e pessoas se refiram a “gunite” como concreto seco e ao “shotcrete” como concreto úmido quando se trata do método de aplicação. O concreto projetado foi desenvolvido como uma solução de construção para túneis, obras subterrâneas, estabilização de taludes e piscinas. O processo envolve uma argamassa ou concreto de pequeno agregado que é pulverizado com uma bomba de concreto. A força do spray de concreto consolida e compacta o material, garantindo que ele adira à superfície desejada.  

 

Gunite e Shotcrete na aplicação

O gunite e o shotcrete são praticamente o mesmo material, mas são aplicados com diferentes processos.

Com o método gunite, os ingredientes secos de concreto são colocados em um funil e lançados pneumaticamente através de uma bomba de concreto. O operador controla a adição de água na bomba, transformando os ingredientes secos em concreto totalmente misturado no momento em que o material atinge a superfície final. Isso dá ao operador controle sobre o teor de água que está sendo colocado na mistura, permitindo um melhor processo de colocação sem a necessidade de aceleradores adicionais. É o método recomendado quando o processo envolve paradas frequentes durante o processo de lançamento.

O concreto projetado de mistura úmida, shotcrete, usa concreto totalmente misturado e o envia através da bomba sem água adicional. Este é o processo mais comum, pois apresenta um melhor resultado e menos pó alastrado comparado ao gunite. A maior vantagem do processo de mistura úmida é que volumes maiores podem ser aplicados em menos tempo.

Em ambos os casos é necessário usar um bombas de concreto diferentes para cada caso. Algumas marcas de renome no mercado de bombas de mercado oferecem opções completas. Como a REED, reconhecida mundialmente como a principal fabricante de máquinas para gunite de alta qualidade. Os equipamentos da REED podem ser configurados para qualquer aplicação de projeção, seja gunite ou shotcrete.

 

Aplicações

O gunite ou o shotcrete podem ser usados ​​em muitas aplicações especiais, como:

  • Estabilização de taludes;
  • Construção de cúpulas;
  • Tunelamento;
  • Tanques de água e piscinas;
  • Lagoas artificiais;
  • Valas e canais;
  • Aplicações em mineração e subterrâneos.

 

Vantagens do gunite e shotcrete

O concreto projetado oferece várias vantagens em relação ao concreto lançando de forma tradicional, como:

  • Adere às superfícies melhor do que o concreto regular;
  • Pode ser misturado com fibra de aço como um substituto para telas de arame, oferecendo melhor resistência à flexão e resistência;
  • Redução do encolhimento e menor permeabilidade;

 

Dicas gerais de aplicação

Normalmente, o gunite requer mais conhecimento e experiência, pois o operador deve ajustar o teor de água para obter os melhores resultados durante todo o processo de aplicação, e o erro do operador pode arruinar o projeto.

O concreto projetado deve ser curado exatamente como o concreto lançado. A cura úmida é o melhor método para este tipo de aplicação.

O concreto projetado deve ser protegido com um selador de superfície e mantido removendo-se qualquer material que possa levar à deterioração da superfície.

Existem diferentes texturas que podem ser aplicadas à superfície de acabamento do concreto projetado.

Concreto projetado pode usar o mesmo reforço de aço como concreto lançado ou concreto pré-moldado.

O encolhimento típico varia de 0,06 a 0,10% após 28 dias de secagem. Isso é tipicamente um pouco mais alto do que o concreto derramado de força similar.

O concreto projetado deve ser protegido da chuva até obter seu conjunto final, geralmente quatro ou cinco horas. Após a última mão, deve ser curado por via úmida por quatro a sete dias.

 

No fim das contas, shotcrete e gunite entram na categoria de concreto projetado, sendo bem parecidos durante a produção, mas diferenciados pela aplicação final. É importante planejar bem a sua obra e decidir qual o tipo de concreto certo para você.

E caso você precise de um equipamento que produza concreto em alta demanda aonde você precisar, saiba que a Fiori é a escolha certa. As Autoconcreteiras Fiori produzem qualquer tipo de concreto úmido e ainda produz um certificado para autenticação do traço realizado. São equipamentos perfeitos para trabalhos com bombas e extrusoras de concreto devido a sua tração 4×4 e fácil lançamento de concreto. Além disso, as Autoconcreteiras são compactas e de fácil transporte, dando a você o controle total do concreto.